Queridas mães perfeitas…

IMAGEM MAES PERFEITAS

Queridas mães perfeitas,

sei que existem porque sigo os blogs e os grupos do Facebook. Nunca vi nenhuma mas de certeza que estão por aí.

Queridas mães perfeitas, folgo em saber que existem, que estão bem de saúde e que são cada vez mais, não sei se já alguém inventou o movimento Mães Perfeitas mas de certeza que vos assenta que nem uma luva!

Folgo em saber que os vossos filhos andam sempre imaculados, sem uma ruga na roupa ou um arranhão no corpo.

Folgo em saber que nunca ouviram um berro, um grito ou um ligeiro esganiçar de voz.

Folgo em saber que todos os legumes da sopa são biológicos, assim como a fruta, que nunca comeram boiões no supermercado e que os iogurtes são da bimby e sem açucar, que nunca comeram uma bolacha maria  nem de chocolate nem gomas nem bolos nem nada dessas porcarias que os miúdos hoje em dia comem! As festas de aniversário que tenham salame foram banidas . Fizeram muito bem que a salame só faz mal e deixa a boca suja de chocolate e as mãos num estado caótico, já para não falar da prata em volta , cheia de quimicos. Que horror!

Louvo as mães que nunca cederam ao Mac Donalds, que não deixam os filhos ver mais de 30 minutos de Tv por dia,  que nunca por preguiça ou cansaço os puseram a ver desenhos para vocês verem um filme ou o This Is Us do dia anterior.

Um brinde a todas as mães que são contra furar as orelhas às meninas, pelo que parece é uma grande piroseira e todas nós (geração dos anos 80) nos lembramos como foi traumatizante termos brincos nas orelhas!

Um brinde também às mães que nunca falharam uma vacina.

Não sei como conseguem ter a casa sempre arrumada mas pelos vistos eu ainda tenho muito para aprender como mãe, às vezes desespero tanto que sou capaz de berrar no supermercado, já tentei a técnica do abraço mas só serviu para elas levarem a melhor, assim continuei com a técnica do berro  ou do esganiço da voz, às vezes também serve a ameaça” Olha que vamos ter uma conversa muito séria na casa de banho” resulta sempre, é tiro e queda!!

Também já não sei o que hei-de fazer com tanta roupa para lavar , encardida dos fins de semana que passam no campo, as meias ainda consigo poupar porque andam tantas vezes descalças que só sujam os pés. Estou desejosa que chegue o verão porque assim posso deixar que andem só de cuecas e poupo na roupa também. E as unhas? Meu Deus as unhas, chegam da escola em tal estado que às vezes nem consigo ir logo de seguida comer o tal gelado ao jardim  ou ao parque onde costumam brincar depois das aulas.

Os trabalhos de casa? Ah pois! Às vezes fazem antes de jantar outras ao pequeno almoço antes de irem para a escola, aí acho que tenho sorte porque como sou um pouco preguiçosa escolhi uma escola com poucos TPC, mas tem muita brincadeira e até tem algumas regras.

O que vos queria dizer , queridas mães perfeitas é que ainda bem que o mundo vos tem, os vossos filhos vão aprender a andar sempre limpinhos  na rua, já as minhas se for preciso até vão andar de bicicleta de pijama , também vão ter uma alimentação super saudável, infelizmente as minhas comem muitas vezes “porcarias”, eu bem sei que não lhes faz bem nenhum mas elas ficam com um sorriso tão grande e tão satisfeitas que não consigo impedir. Os vossos filhos têm mães perfeitas e daqui a uns aninhos também serão adultos perfeitos, acho que vou ter de me mudar com as minhas para a selva mais próxima, onde possam continuar a andar descalças, a correr pelo campo, a ir à praia no inverno, a comer gelados com as mãos sujas, a andar na rua com roupa por engomar porque não houve tempo para mais, despenteadas e com a boca suja do chocolate das bolachas. Depois volto quando tiverem dezoioto anos para perceberem o que é a civilização e aprenderem alguma coisinha com os vossos filhos educados sem vincos.

Realmente as coisas mudaram muito, é que na altura em que fui criança a minha mãe não tinha facebook, nem grupos de mães  para saber que vocês existem, mães perfeitas, então fez só o melhor que podia, de chinelo na mão muitas vezes e gritos esganiçados como os meus . Mas curiosamente deve ter falhado em alguma coisa porque eu até entrei para a faculdade e aprendi a ler e a escrever quando era pequena, apesar de brincar na rua depois das aulas e atirar fisgas às galinhas no quintal.  Enfim há mães que têm sorte, outras são perfeitas.

De uma mãe imperfeita

Sofia Franco

 

4 thoughts on “Queridas mães perfeitas…

  1. Mãe imperfeita também diz:

    Eu não sou uma mãe perfeita, de todo, mas mete-me muita confusão precisamente o que se vê nos grupos de Facebook.

    “quero dar laranja ao meu filho de 2 meses, o que acham? ” ou um que vi recentemente “o meu filho tem 6 meses posso dar marisco?”
    -alguém alerta para os possíveis riscos

    – 1001 comentários contra as mães perfeitas.
    No do marisco veio uma responder que podia que tb tinha dado e o filho só tinha asma (sendo que uma das consequências de introduzir demasiado cedo o marisco é mesmo essa)

    Eu não sou perfeita mas faço por dar o meu melhor. A minha mãe tb cometeu erros e alguns eu não quero repetir. Espero nunca os repetir.
    Muita coisa se fazia antigamente que se refletia na taxa de mortalidade, a minha mãe fez muitas dessas coisas e as gerações anteriores também mas por desconhecimento. Acho que repetir e promover essas coisas nos dias de hoje é até ser negligente.

    Eu não tenho nada contra quem faz o melhor pelos seus filhos. Eu tb não sou perfeita mas há coisas que eu sei que são erros (como dar porcarias para comer e uma criança habituada a sobremesas sem açúcar não sente falta do açúcar, nós é que achamos que sim) mas há coisas que faço e deixo fazer e acho que só faz bem (andar a brincar na terra, por exemplo).
    Mas nunca na vida irei fazer ou promover coisas que possam significar riscos sérios para a saúde dos meus filhos. E se isso faz com que eu seja apelidada de mãe perfeita ou exagerada então sou-o com muito orgulho!!

    Acho que há uma linha muito ténue entre quem se considera perfeita e julga da linha de quem avisa. E nas redes sociais vejo tantas mães perfeitas como mães que fazem coisas que podem ser efectivamente perigosas para a saúde dos filhos e se alguém alerta leva logo com o ataque de “mãe perfeita”.

    Liked by 1 person

    • notjust4mums diz:

      Obrigada pelo seu testemunho. Mães perfeitas e imperfeitas são sempre mães e querem o melhor para os seus filhos . Na verdade mãe é mãe. Está muito certa em não querer cometer os mesmos erros e claro não devemos cair no abuso nem de um lado nem de outro.
      Mais uma vez obrigada pelo seu testemunho

      Gostar

  2. claudia diz:

    Não critico mães, perfeitas ou imperfeitas. Mas adoro deitar-me no sofá, enquanto o meu filho, encardido, unhas sujas, está no tapete no meio de 50mmil brinquedos desarrumados, e eu apenas, relaxo! Pelas 7 da tarde, enfio-o na banheira ( sim, não me esqueci de pagar a água 🙂 e lavo tudo. Resolvido!
    Gosto de fazer o melhor pelo Reguila, mas do berro não me livro porque só assim ele pára a meio de uma patifaria ( quero lá saber se pareço histérica! Consegui impedir uma patifaria!)
    Não gosto que me digam como educar o meu filho, pelo que não aponto outros…. entre berros, ameaças, e coisas sujas, lá vamos andando, e até agora o puto parece-me bem feliz, pelo que não em apetece mudar, a não ser ter um pouco mais de tempo para pentear o cabelo, arranjar as mãos, e quiçá. ter tempo para ir ao cabeleireiro pintar as raízes….
    Beijinhos
    Cláudia Vaz Antunes

    Liked by 1 person

  3. notjust4mums diz:

    Cara Cláudia Vaz Antunes, afinal também precisamos de tempo para nós não é? È só isso que quero dizer. E como disse acima somos mães e estou em crer que nenhuma de nós é exactamente a perfeição em pessoa :). O importante é que os nossos filhos estejam bem e felizes!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s