Até já querida Bá

Querida  Bá (variante de Bábá ou Barbarella), daqui a pouco passo aí para te dar um beijinho, o último nesta vida, e antes que a as mãos me tremam e as lágrimas me turvem a visão quero dizer-te isto:

Desculpa não ter estado mais presente. Deixei que a vida se metesse no nosso caminho deixando para trás as miúdas que comiam torrão de Alicante a qualquer hora , que estavam juntas em qualquer lugar, para passarmos a ver-nos em aniversários, festas, casamentos e batizados. E o nosso jantar de Natal. Devia ter-te ligado mais vezes. Havia em nós o conforto de sabermos que estávamos perto, que os nossos filhos cresciam habituados a nós , mas querida Bá, roubaram-nos o tempo, impediram-nos de continuar a crescer e deixaram-nos sem a bússola que nos indica o Norte.

Achei que estava imune à dor, sei o que é  perda , o processo e as fases do luto. Achei-me maior que a morte só para agora me encontrar no chão, despida e rendida. Não sei nada. Não sou nada.

E mais logo, quando passar por aí , vou estar como todos os nossos amigos, amputada, incrédula e incapaz , mas serei por ti a fortaleza que o amor da tua vida precisar. Vou de muletas mas ergo-me por eles, os teus tesouros, que saberão sempre o que é o amor, que te levarão para sempre nos seus corações maiores que o Mundo.

Não me conformo com a crueldade humana, com a forma vil e impiedosa  com que te levaram o sorriso, esse que nos contagiava e desarmava. Irei sempre lembrar-me de ti , com um olhar cheio de ternura, com as palavras sempre doces, com a tua alegria natural.

Estarás sempre aqui connosco e perdoa-me a escassez de palavras porque nem todas as palavras do mundo conseguirão algum dia descrever o que me custa neste momento respirar. Vou dar um beijinho à tua mãe, ao teu marido e aos teus filhos.

Dá um beijo ao teu pai e já agora se conseguires diz ao meu pai que gosto muito dele.

Até já querida Bá.

 

 

Sofia Franco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s